fbpx Skip to main content

As 4 certificações mais importantes para os profissionais de TI.

O mercado de TI está em franco crescimento, e os profissionais do ramo não estão passando indiferentes a esse processo. Muitos enxergam nesse mercado uma possibilidade conseguir empregos bem remunerados e de realizar seus sonhos, porém, como tudo mais na vida, não basta só querer: é preciso se aperfeiçoar.

A área está ficando competitiva e, apesar de, em tempos não muito distantes, ter sido comum a presença de autodidatas nos campos de atuação, hoje em dia, a certificação é primordial. Você interessa pelo tema ou atua nessa profissão? Então leia o texto a seguir e confira as 4 certificações mais importantes para os profissionais de TI:

COBIT

O foco da certificação Cobit é em auditoria de processos e controles de TI. Com ela, você vai aprender as diretrizes baseadas nesses campos, de forma a poder lidar com as soluções esperadas nessa área. Ela abrange basicamente quatro domínios:

  • Organização e planejamento;
  • aquisição e implementação;
  • entrega e suporte;
  • e monitoramento.

A formação é mais específica para empresas de grandes mercados, e a certificação é concedida através da aprovação em uma prova com duração de uma hora, compreendendo 40 questões. Para ser certificado, você precisa tirar no mínimo 70% nesse exame.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Muito Obrigado por se Cadastrar.. Enviamos o CUPOM para seu e-mail

Faça o Cadastro e Ganhe 10% de Desconto em Todos os Cursos

ITIL

Certificado muito útil no mercado brasileiro, o ITIL é baseado em gerenciamento de serviços de TI. O foco é em melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços como segurança, gerenciamento de service desk e capacidade. Ele rastreia problemáticas em diversas áreas do serviço e dá suporte a sistemas de contato com o cliente.

A prova para obtenção do ITIL conta com 40 questões a serem resolvidas em até uma hora, e você precisa acertar 65% delas para sua aprovação.

PMP

É uma certificação que está entre as mais importantes do planeta e ajuda no desenvolvimento de gerentes de projetos qualificados. O PMP é uma credencial internacional na área e traz diversos benefícios e oportunidades.

Como a área de TI é um dos segmentos que mais investem no desenvolvimento e em metodologias, não dá para ficar mais no autodidatismo e nas certificações básicas. Porém, o processo de obtenção não é simples: o profissional com nível superior tem que possuir 4,5 mil horas de experiência ou 26 meses em gerenciamento de projetos. Já os que não possuem terceiro grau precisam de 7,5 mil horas ou 60 meses de experiência no campo.

ISO 20000

A ISO 20000 é uma certificação baseada em processos internacionais, com amplo reconhecimento no mercado. Essa ISO foi criada de forma específica para o gerencialmente de serviços em TI e confere ao profissional a capacidade ampla de planejamento, estabelecimento, implementação, operação, monitoramento, análise crítica e melhorias de um sistema de gestão de serviços. Para conseguir o certificado, é preciso obter 65% da pontuação de uma prova de 40 questões.

Esses certificados na área de TI trazem um grande diferencial para o profissional que busca se diferenciar num campo cheio de trabalhadores sem ampla qualificação formal. Além de aumentar as chances de empregabilidade, elas funcionam como um verdadeiro comprovante de que esse indivíduo tem as capacidades certas para atuar com perfeição nos serviços requisitados pelas empresas.

E você, já tem algum desses certificados? Tem alguma pergunta a respeito de algum deles? Fale com a gente nos comentários e confira como a Inside Exames pode te ajudar a consegui-los!  clique aqui

 

Grátis –  E-book para aprender como ganhar dinheiro com marketing digital!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *