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Como montar um Blog de Sucesso

Como montar um blog de sucesso!

Como montar um Blog de Sucesso!! Você gostaria de montar um blog? Ou então, você já tem um, mas gostaria de torná-lo um blog de sucesso?

Um blog pessoal pode se tornar uma fonte de renda extra ou até mesmo a sua principal fonte de renda, e ainda permitir que você passe a trabalhar pela internet, em casa.

Produzir um bom conteúdo pode abrir boas possibilidades, mas por si só não é suficiente para garantir o sucesso do blog. Existem cuidados adicionais a serem observados, desde a sua concepção até a sua manutenção no dia a dia.

Neste artigo, trazemos algumas dicas importantes sobre como montar um blog de sucesso.

Siga a leitura.

O que é um blog de sucesso?

Cada pessoa pode ter a sua própria definição de sucesso e, de acordo com ela, estabelecer os objetivos a serem alcançados por seu blog. Mas, de uma forma geral, as definições de sucesso convergem para pontos como:

 Conquistar um grande número de visitações e de seguidores;

 Tornar-se autoridade no segmento em que atua;

 Tornar-se financeiramente sustentável.

Partindo dessas definições, vamos entender os passos necessários para se montar um blog de sucesso.

Como montar um blog

Não se trata de uma receita de bolo, mas de um roteiro com os pontos que não podem faltar na sua jornada de construção do blog.

#1. Escolher um nicho de atuação

Um blog de sucesso não pode ter a pretensão de ser genérico, abordando temas diversos que não tenham nenhuma conexão entre si.

Por exemplo, se você usar seu blog para falar ao mesmo tempo sobre negócios e sobre o seu time do coração, não conseguirá construir uma audiência qualificada em nenhum dos dois temas. Se for o caso, crie blogs separados para cada tema.

Escolha um tema com o qual você se identifique, seja pelos conhecimentos e pela experiência que tem com ele, seja pela paixão e pelo interesse em explorá-lo. Lembre-se de que, uma vez escolhido o tema, é sobre ele que você vai passar a escrever periodicamente.

Também deve pesar na escolha do nicho a ser explorado o fato de o assunto ter ou não um público interessado.

Apesar de existir público para quase tudo na internet, pesquise antes a relevância do assunto que você pretende explorar.

Em alguns casos, além de escolher um nicho, é possível partir para uma especialização ainda mais específica dentro dele. Por exemplo, no nicho de empreendedorismo, você pode especializar-se em empreendedorismo para mulheres.

#2. Estabelecer metas a serem alcançadas

Com a escolha do nicho, passa a existir um público-alvo a ser atingido. Assim, é importante definir suas expectativas em relação à quantidade de visitações e de seguidores a ser alcançada.

Para cada meta definida, deve ser estabelecido um prazo para o seu cumprimento.

#3. Criar o blog

Criar o blog significa, entre outras coisas:

 Providenciar o domínio e a hospedagem do blog;

 Conceber a estrutura e a aparência do blog;

 Construir efetivamente as páginas.

Na escolha do domínio, vale a pena optar por um nome de fácil assimilação e que esteja totalmente relacionado ao nicho de atuação escolhido.

Para a construção do blog, atualmente existem plataformas que tornam essa etapa bastante simples, bastando escolher algumas opções de configuração.

#4. Planejar, produzir e publicar o conteúdo

Dentro do nicho escolhido, é preciso pesquisar pautas relevantes para compor uma produção inicial de postagens, que tanto pode ser publicada já na inauguração do blog como pode formar uma programação de postagens a ser realizada ao longo de um período.

O planejamento deve incluir a definição de um calendário de publicações, estabelecendo uma periodicidade e uma constância na atualização de conteúdos. Isso porque blogs que ficam algum tempo sem novas publicações tendem a ser esquecidos e abandonados pela audiência.

Na produção dos conteúdos, é importante conhecer e seguir algumas recomendações para que os sites de busca reconheçam e façam uma boa avaliação dos textos. São as chamadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Caso você não conheça as técnicas de SEO, vale a pena pesquisar a respeito ou recorrer a pessoas que a dominem.

Com o blog já aberto ao público, o planejamento de conteúdo pode e deve ser revisto a partir dos retornos dados pelos visitantes e seguidores.

#5. Construir a audiência

Esse é um dos pontos mais críticos da montagem de um blog de sucesso.

A produção de um conteúdo de qualidade será fundamental para que as pessoas retornem ao seu blog após uma primeira visita.

Entretanto, você também deve trabalhar no sentido de atrair pessoas para uma primeira visita ao blog e, depois, criar formas de relacionamento que fidelizem essa audiência.

Para atrair novos visitantes, as técnicas de SEO citadas anteriormente são importantes para criar a chamada visitação orgânica. Uma vez que os sites de busca façam uma boa avaliação do conteúdo das postagens do seu blog, estas aparecerão nas primeiras posições do ranking de buscas, atraindo naturalmente os usuários da rede.

Além de contar com essa fonte de visitantes, vale a pena também divulgar o seu blog nas suas redes sociais ou através de e-mail, evitando sempre a prática do spam.

Em relação à construção de relacionamentos, você deve estabelecer uma proximidade maior com os visitantes do blog, interagindo através de comentários, enviando e-mails e estendendo

o relacionamento a redes sociais, por exemplo. Cadastrar o e-mail dessas pessoas pode ser muito útil para futuras abordagens.

#6. Monetizar o blog

Existem diferentes formas de monetizar o blog, isto é, fazer o blog gerar renda.

Uma das formas mais eficientes de monetização é o marketing de afiliados. Nele você se afilia a um produtor e passa a divulgar produtos em seu blog, ganhando uma comissão a cada vez que o seu visitante realizar a compra.

 

 

Para se afiliar a um produtor, o caminho mais eficiente é cadastrar-se em plataformas como a Hotmart, a Eduzz ou a Monetizze, onde diversos produtores colocam seus produtos à disposição para serem promovidos. Escolha produtos que possam interessar à sua audiência.

#7. Estabelecer parcerias

Para fortalecer seu blog, você pode estabelecer parcerias com outros blogs e sites, disponibilizando conteúdos seus para eles e inserindo links de conteúdos deles no seu blog. Isso fortalece os dois lados da parceria.

Esses parceiros podem ser até mesmo blogs ou sites que atuam no mesmo nicho que o seu, ou em nichos complementares.

#8. Monitorar os resultados

Existem atualmente ferramentas que permitem monitorar o tráfego em seu blog. Assim, é possível identificar o que está e o que não está trazendo resultados, permitindo uma atuação para ajustes e até mesmo para testes de novas estratégias.

Conclusão

Em linhas gerais, esse é o roteiro para montar um blog de sucesso.

Conforme vimos, alguns conhecimentos são fundamentais para dar eficiência a todo o esforço

empreendido.

Além disso, o mundo digital é muito dinâmico e é preciso estar sempre atento às novidades

que possam trazer impactos para esse seu empreendimento.

Conheça o Fórmula Negócio Online nesse treinamento você vai aprender como montar um Blog de sucesso, passo a passa!

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