fbpx Skip to main content
Consultor de TI

Como se tornar um consultor em TI?

O mercado para profissionais em Tecnologia da Informação está em franco crescimento no Brasil e no mundo. Muitas pessoas começaram a apostar as suas fichas na área, tendo em vista que as empresas não podem mais abrir mão desse tipo de trabalhador em seus quadros. Com a tecnologia cada vez mais presente, avançada e em constante evolução, mesmo na área de TI é preciso constar com gente acostumada com a vanguarda. E é aí que entra a figura do consultor em TI: ele representa o que há de melhor no ramo e é chamado como um grande solucionador de problemas. No entanto, chegar lá não é fácil. Quer conhecer melhor como funciona a consultoria e como se tornar um consultor em TI? Confira o post a seguir e descubra:

Múltiplas empresas

Atuar como um consultor em TI significa que o profissional lidará com trabalhos para as mais diversas empresas, de muitos tamanhos e segmentos. Embora tenha essa variabilidade, o foco de atuação é o mesmo, com o mesmo tipo de consultoria e serviço, porém com ambientes, pessoas, configurações, organizações e culturas distintas. Isso é um desafio a mais e que mostra como que além de conhecimento, o consultor em TI precisa ser infinitamente versátil e diferenciado.

Mas como conseguir isso?

Alguns pontos são essenciais na carreira do consultor em TI e podem contribuir para seu sucesso nessa empreitada. Entre eles estão:

Adquira conhecimento

Para atuar como consultor, você precisa ter um conhecimento acima da média do mercado dessa profissão. As soluções que você oferecerá precisam ser rápidas e eficazes. Por exemplo, se um indivíduo trabalha em uma empresa, a quantidade de projetos que precisará lidar (instalação, migração, configuração de recursos, entre outros) será pequena. Já o consultor pode estar desenvolvendo diversos projetos desse tipo ao mesmo tempo, para diversas empresas. Ou seja, sua base de conhecimentos precisa ser única!

Amplie seu networking

Como a consultoria é um serviço terceirizado, ter um bom networking é fundamental. Amplie sua rede de contatos sempre que puder. Como o consultor estará em contato constante com diversas empresas, diversos profissionais e ramos de atuação, isso só dependerá de sua atitude.

Mantenha-se na vanguarda

Dependendo do tipo de consultoria, projetos envolvendo soluções de ponta estarão em vigor e o consultor precisa ter familiaridade com esses processos. Seus clientes vão chamá-lo exatamente quando tiverem grande demanda de problemas complexos e você precisa ser capaz de lidar com eles.

Invista nos treinamentos

O consultor em TI precisa de treinamentos constantes. Grande parte desses profissionais consegue parcerias com fabricantes e isso garante a possibilidade de fazer práticas específicas e treinamentos em segurança desse valoroso parceiro, conhecendo profundamente seus processos e soluções. Ter certificações dos principais produtos em TI em seu currículo é um tremendo diferencial que pode lhe abrir portas nos mais diversos lugares.

 

A Inside Exames ajuda você a se capacitar com os melhores treinamentos, e claro, com baixo investimento e muita qualidade,  conheça nossos treinamentos aqui!!

 

Sua assinatura não pôde ser validada.
Muito Obrigado por se Cadastrar.. Enviamos o CUPOM para seu e-mail

Faça o Cadastro e Ganhe 10% de Desconto em Todos os Cursos

Depois de ler esse texto você já tem uma boa ideia de como funciona a profissão de consultor em TI e o caminho das pedras para tornar-se um. É preciso esforço e treinamento constante, mas essa área está em franco crescimento e você pode conseguir lucros incríveis, além de satisfação pessoal.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários as suas impressões e as suas experiências na área!

Grátis –  E-book para aprender como ganhar dinheiro com marketing digital!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *