fbpx Skip to main content
gerente de projeto

Como ser um excelente gerente de projetos?

Até 2020, o Brasil irá precisar de mais de um milhão de Gerente de Projetos, de acordo com informações divulgadas pelo PMI – Project Management Institute. Essa estimativa já é suficiente para perceber que, nos próximos cinco anos, as oportunidades de trabalho não irão faltar nesse segmento.

No entanto, os gerentes que querem trilhar uma carreira de sucesso no setor sabem que precisam aprimorar seu desempenho para se destacar entre tantos profissionais. Confira agora 6 dicas para se tornar um excelente gerente de projetos:

Conheça a causa

Muitos profissionais não conhecem a fundo o empreendimento que estão gerenciando, se concentrando apenas nos conhecimentos e habilidades gerais de gestão de projetos. Por isso, saem na frente os gestores que já possuem familiaridade com o negócio e que podem até mesmo substituir os membros de sua equipe em caso de necessidade. Quando isso acontece, o gerente ganha autoridade de forma natural e está mais propenso a obter insights valiosos para o projeto.

Trabalhe com princípios

Os gerentes que não observam alguns princípios éticos e morais durante a execução de um projeto correm grande risco de perder o envolvimento e a participação da equipe. Por isso, os profissionais em busca da excelência sabem que precisam administrar as tarefas com responsabilidade, respeito pelos colaboradores e transparência, além de tomar decisões de forma imparcial, sem privilegiar membros específicos da equipe.

Favoreça a comunicação

Muitas empresas costumam apontar a comunicação como a grande causa para o fracasso em alguns de seus empreendimentos.

Pensando nisso, os gerentes que querem aprimorar seu desempenho também devem assumir essa responsabilidade, criando canais de comunicação claros e abertos não somente com sua equipe, mas também com os demais stakeholders do projeto.

Priorize

Em pleno século XXI, os projetos são fontes praticamente infinitas de informação. Esse cenário exige que o gerente de projeto saiba priorizar tudo aquilo que precisa ser solucionado pela equipe de forma imediata, ignorando ou adiando aquilo que não contribui diretamente para os resultados do projeto.

Aproveite melhor a equipe

Muitos projetos não alcançam os resultados esperados somente em função de pessoas alocadas de forma inadequada. O gerente em busca da excelência deve ter em mente que, para extrair o melhor de cada pessoa do time, é preciso conhecer a fundo os conhecimentos e habilidades de cada uma delas, assim como sua forma de agir no ambiente de trabalho. Isso irá facilitar a alocação das pessoas nos projetos, aumentando as chances de sucesso.

Desenvolva a equipe

Mesmo conhecendo bem o seu ambiente interno, dificilmente uma empresa possui todo o conhecimento necessário para a execução de um projeto em sua própria equipe. Por isso, também cabe ao gerente de projetos identificar as competências em falta para que elas possam ser adquiridas por meio de cursos e treinamentos. Essa abordagem também contribui para que a equipe se sinta mais preparada e, consequentemente, mais motivada para enfrentar os desafios de um projeto.

O tempo dos gestores que usavam o poder e a informação para tentar extrair melhores resultados de suas equipes já ficou para trás. Para alcançar a excelência nos dias de hoje, esses profissionais sabem que precisam começar a mudança a partir de si mesmos para que possam criar um ambiente de trabalho mais adequado para sua equipe.

A Inside Exames ajuda você a se capacitar ou capacitar seu time com os melhores treinamentos e claro, com baixo investimento e muita qualidade,  conheça nossos treinamentos aqui!!

 

 

 

Sua assinatura não pôde ser validada.
Muito Obrigado por se Cadastrar.. Enviamos o CUPOM para seu e-mail

Faça o Cadastro e Ganhe 10% de Desconto em Todos os Cursos

Você tem ainda alguma dúvida ou, quem sabe, outra dica a compartilhar? Deixe um comentário e participe da conversa!

Referência Wikpédia:

Grátis –  E-book para aprender como ganhar dinheiro com marketing digital!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *