fbpx Skip to main content

6 características essenciais para o sucesso na governança em TI

Para superarem os imensos desafios impostos pelo mercado na atualidade, as empresas precisam contar com modelos de governança sólidos e capazes de promover as transformações necessárias na organização. E essa também é a realidade nos processos e projetos de TI: a governança ocupa um papel central na busca pelo atendimento às expectativas dos stakeholders e pelo respeito às normas e legislações do segmento.

Envolvimento dos stakeholders

Os stakeholders ou, em português, partes interessadas, são todos os públicos que possuem qualquer interesse ou influência nos projetos e processos de TI de uma empresa, cada um deles com seu grau de importância (como patrocinadores, clientes, usuários, comunidade, fornecedores, entre outros).

Os gestores que querem alcançar o sucesso nesse processo precisam envolver todos esses públicos em suas decisões, seja se comunicando de forma mais ágil e eficaz ou solicitando uma participação ativa. Isso minimiza as chances de conflitos e favorece a colaboração entre pessoas de diferentes backgrounds.

Transparência

Além de envolver esses públicos nas decisões, a governança em TI também precisa promover a transparência em suas ações para aumentar as chances de sucesso.

Para isso, é fundamental que os gestores desenvolvam e implementem as ferramentas necessárias para reportar os resultados e status das iniciativas conduzidas pela equipe, garantindo que cada público seja sempre capaz de acompanhar as informações que lhe dizem respeito.

Aprendizado constante

Os gestores de sucesso também sabem que os principais desafios enfrentados por sua equipe – especialmente os que visam o aumento da receita e da eficiência operacional ou a redução de custos – não costumam ser superados com facilidade.

Dessa forma, outra característica essencial para um modelo adequado de governança em TI é o aprendizado. Implementando ferramentas para feedback dos públicos de interesse das soluções de TI, a organização consegue aproveitar as informações obtidas para promover correções e melhorias em seus processos e projetos.

Com esse item a Inside Exames pode ajudar,  clique aqui e conheça nossos cursos 100% Online

 

Indicadores de desempenho

Processos e projetos de TI também precisam ser constantemente monitorados pela governança por meio de indicadores de desempenho. Com eles, os gestores são capazes de saber se os esforços da equipe estão alinhados com os objetivos estratégicos do negócio, o que possibilita uma alocação de recursos bem mais eficaz.

Integração

Os modelos de governança em TI também devem ser capazes de gerenciar processos e projetos multidisciplinares, ou seja, que exigem o envolvimento de diferentes áreas da empresa.

Portanto, cabe à governança aprimorar a capacidade de comunicação entre as partes envolvidas, evitando que questões simples se tornem problemas mais graves somente em função de perspectivas distintas de cada equipe.

De olho na legislação

Algumas normas e leis possuem impacto direto sobre os processos e projetos de TI. Por isso, o sucesso da governança também passa por um monitoramento constante dessas regras, permitindo que a organização garanta a conformidade à legislação e evite eventuais prejuízos decorrentes do seu descumprimento.

Ainda que a governança de TI ainda tenha muitas outras características a serem observadas pelos gestores, esses seis aspectos já contribuem de forma substancial para aumentar as chances de sucesso do modelo, facilitando a busca por melhorias nos resultados do negócio.

Compartilhe conosco, nos comentários, que outras características, na sua opinião, são essenciais para o sucesso na governança de TI!

Quer aprender mais?  podemos ajudar,  veja os cursos 100% online 

aqui!!eferêa Wikipédia.

 

Scrum Master
Sua assinatura não pôde ser validada.
Muito Obrigado por se Cadastrar.. Enviamos o CUPOM para seu e-mail

Faça o Cadastro e Ganhe 10% de Desconto em Todos os Cursos

Grátis –  E-book para aprender como ganhar dinheiro com marketing digital!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *