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Trabalhar como Afiliado

Qual a melhor plataforma para trabalhar como afiliado: Hotmart, Eduzz ou Monetizze?

Trabalhar como Afiliado: Para quem trabalha como afiliado, as plataformas Hotmart, Eduzz e Monetizze são passagens obrigatórias para a busca de produtos a serem promovidos na internet.

Mas existe uma plataforma que possa ser considerada superior
às demais? Qual?

Neste artigo, vamos estabelecer algumas comparações entre as
três plataformas, apontando eventuais diferenças entre elas, fornecendo assim subsídios
para que cada afiliado identifique onde estão as melhores oportunidades para a
sua forma de vender pela internet.

Comparando as plataformas

As plataformas Hotmart, Eduzz e Monetizze surgiram,
respectivamente, em 2010, 2014 e 2015.

Até por ser a mais antiga, a Hotmart é a maior e mais
tradicional plataforma de produtos digitais do país. Sua história praticamente
se confunde com a do mercado brasileiro de infoprodutos.

Entretanto, mesmo chegando mais tarde, a Eduzz e a Monetizze
já conquistaram uma participação importante nesse mercado.

Para que possamos
estabelecer uma comparação objetiva entre as três plataformas, vamos considerar
cinco quesitos: o acesso à plataforma, a oferta de produtos, o comissionamento,
o mecanismo de saque dos valores recebidos e a navegabilidade / acesso a
relatórios de acompanhamento.

O acesso à plataforma

Nesse primeiro quesito, temos
uma igualdade, na medida em que as condições para o acesso a cada uma das
plataformas são praticamente as mesmas.

Para um afiliado, o cadastramento
em qualquer uma das três plataformas requer os seguintes procedimentos:

  • Uma vez no site
    da plataforma desejada, faz-se o preenchimento de um formulário com os dados
    pessoais;
  • Fotos do RG
    (frente e verso) e do CPF devem ser enviadas de acordo com instruções
    específicas informadas;
  • Nesse ponto, o
    afiliado já tem o acesso necessário para escolher os produtos e começar a
    promovê-los;
  • No momento em
    que tiver saldo de comissões a receber, o afiliado pode informar seus dados bancários,
    para possibilitar os saques.

Nas três plataformas, o
cadastramento e o acesso são gratuitos.

A oferta de produtos

A Hotmart tem uma variedade
de produtos maior que a das demais plataformas, o que em princípio pode levar a
melhores possibilidades de negócios.

Entretanto, há queixas de
que muitos desses produtos são de qualidade inferior, levando afiliados menos
experientes a perder tempo e a comprometer sua credibilidade tentando
oferecê-los ao público.

Do outro lado, com uma
variedade menor, Monetizze e Eduzz são reconhecidas pela qualidade dos produtos
oferecidos.

A saber: embora o foco do
marketing digital esteja hoje bastante concentrado em produtos digitais, as
plataformas Eduzz e Monetizze também oferecem produtos físicos.

O comissionamento

A Hotmart oferece produtos com comissões bastante elevadas,
que chegam, em certos casos,  a 70% do
valor da venda.

Porém, historicamente a plataforma convive com reclamações
de afiliados sobre o sistema de cookies, que em algumas situações perde o
rastreamento das comissões.

Resumidamente, a perda de rastreamento se dá quando os dados
para comissionamento capturados no primeiro acesso do cliente ao link do
afiliado, por alguma razão já não estão disponíveis no momento em que o cliente
efetiva a compra do produto.

Para contornar o problema, a Hotmart desenvolveu uma ferramenta, o Hotleads, que, entretanto, não está disponível para todos os produtos da plataforma. Conclusão: continuam a ocorrer casos de perda de rastreamento.

 

https://www.hotmart.com/pt/

Já a Eduzz coloca à disposição do afiliado o funil infinito, uma ferramenta que preserva o rastreamento da comissão, não importando em que momento o cliente venha a adquirir o produto.

http://insideexames.tmp.k8.com.br/recomendo/plataforma-eduzz

A Monetizze, assim como a Eduzz, oferece boas comissões, porém inferiores às da Hotmart. Também dispõe de um mecanismo, conhecido como Comissão Eterna, que evita a perda do rastreamento da comissão, mesmo depois de muito tempo.

https://app.monetizze.com.br/

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O mecanismo de saque

Originalmente, a Hotmart só
permitia saques após 30 dias, mas com a chegada da concorrência, ela teve que
rever essa prática. Assim, desde 2016 ela passou a trabalhar com prazos a
partir de 24 goras.

Ela faz seus pagamentos
através dos sistemas PayPal e HotPay, sendo este último de sua propriedade.
Para cada saque, qualquer que seja o valor, cobra-se uma taxa de R$ 1,99.

No site da Eduzz, é
possível configurar o prazo para efetivação do saque, partindo do período mínimo
de dois dias. O processo é rápido e eficiente, porém a taxa cobrada em cada
saque é de R$ 9,00.

A Monetizze tem o processo
de saque mais ágil, que pode ser efetivado em poucas horas. Quanto à taxação,
são cobrados R$ 5,00 para saques acima de RS 500. Clientes do Banco do Brasil
contam com isenção para essa taxa.

A navegabilidade e o acesso a relatórios
de acompanhamento

A Hotmart apresenta uma ótima interface, de fácil navegação
e localização das opções. Indicadores como blueprint e temperatura são
referências que agilizam as consultas para os usuários. Os relatórios são bem
completos.

Quanto à Eduzz, existem críticas à navegabilidade de suas telas,
considerada um tanto confusa. Outros alegam que tudo é uma questão de hábito,
ou seja, o estranhamento em relação ao padrão da Eduzz seria decorrente do
hábito de navegar no padrão da Hotmart.

Os relatórios da Eduzz são bem completos. Como diferencial, o afiliado
tem à sua disposição uma ferramenta Analytics que enriquece muito suas
análises.

No site da Monetizze, a navegação é bem intuitiva e simples,
o que a torna superior às demais. Os relatórios, apesar de não serem tão
completos, contam com atualização de dados em tempo real, o que os torna mais
efetivos para análise.

Outros recursos

A Hotmart publica conteúdos interessantes, principalmente
para quem é iniciante no marketing de afiliados.

Em outra frente, a Eduzz tem um mecanismo de tentativa de
efetivação da venda em caso de boleto gerado e não pago.

Conclusão

Conforme vimos, de uma maneira geral, as plataformas se
assemelham, com um ou outro recurso diferenciado aqui ou ali.

Como não há cláusula de exclusividade na adesão às
plataformas, ou seja, nenhum afiliado é obrigado a optar por somente uma delas,
o melhor a fazer é cadastrar-se em todas e, no dia a dia, avaliar onde surgem
as melhores oportunidades.

Na maioria dos casos, aliás, mais do que a escolha da plataforma,
é a escolha do produto que faz a diferença para uma promoção bem sucedida.

Para além da escolha das oportunidades nas plataformas, é importante que o afiliado adquira e aperfeiçoe métodos de captura e conversão de clientes. Limitar-se a simplesmente espalhar os links dos produtos, sem qualquer critério, é totalmente improdutivo e frustrante.

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